sexta-feira, 22 de janeiro de 2010

Memória do GGE - 2009

Março
SESDEC/RJ convida SEEDUC/RJ para retomar a parceria formalmente.

Abril
17/04: 1ª reunião na SES - SEEDUC / SES / CEDAPS /CEDUS.

Maio
15 e 26 /05: Reuniões - Apresentação formal da dinamizadora Aline Bressan e definição de sua atuação junto ao GGE; GGE-RJ atualmente composto por representante da DST/AIDS (SESDEC), Saúde do Adolescente (SESDEC), UNESCO-RJ, CEDUS, CEDAPS, Federação das Bandeirantes, UNDIME-RJ, Coordenação Educação em Saúde (SEEDUC) - ainda sem Coordenador. Participação de Magda Sayão, Diretora Geral de Programas e Projetos da SEEDUC.

Junho
- Reuniões preparatórias do Encontro Regional com GGE-RJ (04 e 09 de junho de 2009) – aproximação UNICEF-RJ - Plataforma dos Centro Urbanos (meta : ação de prevenção de DST/AIDS nas escolas e participação juvenil) .
- 15 a 17 de junho de 2009: 3º Encontro Regional SPE - RJ e MG. Problemas: falta de apoio para mobilizar professores e jovens.

Plano de ação construído com os membros do GGE:
1) Reestruturação do trabalho/levantamento:
- Levantamento dos contato dos envolvidos e do que já foi realizado anteriormente.
- Como será a estrutura/organização? Haverá participação de cada região nos GGMs?
- Sensibilização/formação com os gestores e parceiros (primordial para a institucionalização)
Atores: Rede de apoio do SPE: ONGs, Unicef, Parceira com Agências das Nações Unidas
- Diagnóstico.
- Formação a partir da identificação das necessidades locais (Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Comunidade Escolar). Atores: Universidades, ONGs, Parceiros privados
Institucionalização do SPE (GGE e GGMs)

2) Monitoramento e avaliação
Atores: GGE, GGMs, Fiocruz, Escolas e grupos identificados no processo de estruturação
- Replicar a discussão do Encontro regional.
- Identificar regionalmente os grupos que já estão trabalhando
- Criar uma agenda para o segundo semestre.

3) Objetivos
- Estabelecimento e registro de uma rede de apoio do SPE (ONGs, Unicef, Parceira com Agências das Nações Unidas)
- Reestruturação do GGE no RJ e dos GGMs existentes
-Inserção no projeto pedagógico da escola (objetivo final).

- 23/06: Reunião na SEEDUC – Undime-RJ participa. Identificação de atores estratégicos, nos municípios. Avaliação do Encontro Regional e planejamento de Encontros de Sensibilização de Gestores.

Julho
- Reuniões de Planejamento dos Encontros com Gestores do GGE-RJ (14 e 21 de julho de 2009). Rodrigo Zani foi apresentado Coordenador da Saúde na Escola(SEEDUC/RJ).
- 30/07 : Encontro com Gestores Região Metropolitana (Itaboraí, Niterói, Nova Iguaçu, Magé, Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Seropédia, Mesquita, São Gonçalo, Japeri, Duque de Caxias) – 94 participantes.

Agosto
- 11/08 e 24/08: Reuniões.
- 26/08: Fórum Extraordinário da UNDIME-RJ (Teresópolis/RJ) – SPE na Mesa sobre Formação Continuada da SEB/MEC - Aline e Jane participaram representando o SPE.
- Oficina de Intercâmbio “Escola de Todos” - CEDAPS – SPE e PSE (18 e 19 de agosto de 2009 em Brasília).

Setembro
- 11/09: Reunião para articulação do SPE e Escola de Todos (Cedaps); Vanessa passa a representar a ONG Promundo no GGE-RJ.
- 14/09: Videoconferencia sobre o Evento de Formação de Professores para Mobilização.
- 25/09: Reunião de Planejamento Encontro de Sensibilização de Gestores ereunião entre novos representantes da Atenção Básica da SESDEC/RJ (Renato Gloria, Fabiane Canellas,...) e SEEDUC/RJ (Rodrigo Zani) sobre o papel do estado na implementação do PSE e do SPE.
-Lançamento da Rede Jovens Vivendo RJ (RNP-RJ) composta por 20 jovens.

Outubro
- 6/10:Videoconferência de preparação para os Seminários de Formação para a Mobilização do Dia Mundial de Prevenção a Aids.
- 13, 19 e 26/10: Reuniões
- 21/10: Visita ao Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo/RJ) e Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Itaboraí/RJ). Programado seminário em dezembro com alunos, professores e comunidade sobre diversidades. Desenvolve ações do SPE e do EdT.
- 27/10: Encontro de Formação de Professores para a Mobilização de Jovens para a Prevenção das DST/AIDS – CNTE e MEC, no Rio de Janeiro. Aproximadamente 40 planejamentos digitados e enviados para os professores.

Novembro
- 10, 11 e 12/11: Encontro de Dirigentes Municipais de Educação da UNDIME-RJ.
- 17/11: Segundo Encontro de Gestores: Médio Paraíba, Bahia da Ilha Grande e Centro Sul (ou sul e sudoeste fluminene - Undime) e Cerimônia do Premio Escola no Colégio Estadual Walter Orlandini. O GGE-RJ foi representado por Cazu.
- 18/11: Terceiro Encontro de Gestores: região Serrana ou Litorânea.

Nenhum comentário:

Postar um comentário