Em 2006 o GGE era composto por: SEDESC/RJ, SEEDUC/RJ, CEDAPS, CEDUS, UNESCO/RJ, UNDIME, Representantes de Pólos, FBB (Federação de Bandeirantes do Brasil), CAM e ASAJ.
Em outubro foi realizada pelo GTF a Formação de Jovens Ativistas da região sudeste. O CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) representou o GGE acompanhando 9 jovens do RJ na cidade de Belo Horizonte. O curso teve duração de 40 horas.
Esse encontro deu continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), juntamente com os Grupos Gestores Estaduais e os/as jovens que participaram do Curso de Formação em Brasília/DF (29/08 a 01/09) utilizando o Guia de Formação do/a Jovem - material elaborado especificamente para adolescentes e jovens, com o objetivo de auxiliar nas reflexões sobre as temáticas de Saúde e Prevenção.
O objetivo da formação é que os jovens se tornem formadores/as locais, trabalhando as temáticas do SPE e, conseqüentemente, fortalecendo o SPE nos estados, tanto institucionalmente quando na ação nas escolas, a partir da metodologia de educação entre pares.
Os jovens participaram das oficinas sobre prevenção DST/Aids, identidade, relações de gênero, sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva entre outras. Também elaboraram um plano de ação para ser desenvolvido em cada estado.
Em novembro o GGE, coordenado pela SEEDUC, organizou o I Encontro Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu em Nogueira e contou com representante dos Pólos do SPE e jovens ativistas que trocaram experiências e informações, fizeram levantamento das atividades desenvolvidas pelos Pólos e planejamento de ações. O CEDAPS realizou a oficina de planejamento de matriz de plano de ação coletiva a partir da metodologia Construção Compartilhada com os participantes divididos por pólos. (Objetivo: Enfatizar e mostrar o potencial na parceria com o PSPE, sua interface com as áreas da Saúde e da Educação ; Mostrar o que vem acontecendo pelo Brasil afora com o PSPE – suas facilidades e dificuldades, trocar experiências ; Importância da relação profissional de saúde e educação).
Nenhum comentário:
Postar um comentário