segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
Reunião do GGE-RJ/SPE - 22/01/2010
O GGE-RJ reuniu-se na última sexta-feira, 22/01/2010, para fazer o planejamento de sua atuação em 2010. Foram marcadas todas as reuniões fixas para o ano todo, uma vez por mês, ficando em aberto espaços reuniões extras quando necessário. Foi também feito planejamento para as ações e eventos a serem realizados este ano. Ficou marcada para o dia 28/01/2010 uma reunião extra do grupo.
sexta-feira, 22 de janeiro de 2010
Memória do GGE - 2009
Março
SESDEC/RJ convida SEEDUC/RJ para retomar a parceria formalmente.
Abril
17/04: 1ª reunião na SES - SEEDUC / SES / CEDAPS /CEDUS.
Maio
15 e 26 /05: Reuniões - Apresentação formal da dinamizadora Aline Bressan e definição de sua atuação junto ao GGE; GGE-RJ atualmente composto por representante da DST/AIDS (SESDEC), Saúde do Adolescente (SESDEC), UNESCO-RJ, CEDUS, CEDAPS, Federação das Bandeirantes, UNDIME-RJ, Coordenação Educação em Saúde (SEEDUC) - ainda sem Coordenador. Participação de Magda Sayão, Diretora Geral de Programas e Projetos da SEEDUC.
Junho
- Reuniões preparatórias do Encontro Regional com GGE-RJ (04 e 09 de junho de 2009) – aproximação UNICEF-RJ - Plataforma dos Centro Urbanos (meta : ação de prevenção de DST/AIDS nas escolas e participação juvenil) .
- 15 a 17 de junho de 2009: 3º Encontro Regional SPE - RJ e MG. Problemas: falta de apoio para mobilizar professores e jovens.
Plano de ação construído com os membros do GGE:
1) Reestruturação do trabalho/levantamento:
- Levantamento dos contato dos envolvidos e do que já foi realizado anteriormente.
- Como será a estrutura/organização? Haverá participação de cada região nos GGMs?
- Sensibilização/formação com os gestores e parceiros (primordial para a institucionalização)
Atores: Rede de apoio do SPE: ONGs, Unicef, Parceira com Agências das Nações Unidas
- Diagnóstico.
- Formação a partir da identificação das necessidades locais (Profissionais de Educação, Profissionais de Saúde e Comunidade Escolar). Atores: Universidades, ONGs, Parceiros privados
Institucionalização do SPE (GGE e GGMs)
2) Monitoramento e avaliação
Atores: GGE, GGMs, Fiocruz, Escolas e grupos identificados no processo de estruturação
- Replicar a discussão do Encontro regional.
- Identificar regionalmente os grupos que já estão trabalhando
- Identificar regionalmente os grupos que já estão trabalhando
- Criar uma agenda para o segundo semestre.
3) Objetivos
- Estabelecimento e registro de uma rede de apoio do SPE (ONGs, Unicef, Parceira com Agências das Nações Unidas)
- Reestruturação do GGE no RJ e dos GGMs existentes
-Inserção no projeto pedagógico da escola (objetivo final).- 23/06: Reunião na SEEDUC – Undime-RJ participa. Identificação de atores estratégicos, nos municípios. Avaliação do Encontro Regional e planejamento de Encontros de Sensibilização de Gestores.
Julho
- Reuniões de Planejamento dos Encontros com Gestores do GGE-RJ (14 e 21 de julho de 2009). Rodrigo Zani foi apresentado Coordenador da Saúde na Escola(SEEDUC/RJ).
- 30/07 : Encontro com Gestores Região Metropolitana (Itaboraí, Niterói, Nova Iguaçu, Magé, Rio de Janeiro, Belford Roxo, Nilópolis, São João de Meriti, Seropédia, Mesquita, São Gonçalo, Japeri, Duque de Caxias) – 94 participantes.Agosto
- 11/08 e 24/08: Reuniões.
- 26/08: Fórum Extraordinário da UNDIME-RJ (Teresópolis/RJ) – SPE na Mesa sobre Formação Continuada da SEB/MEC - Aline e Jane participaram representando o SPE.
- Oficina de Intercâmbio “Escola de Todos” - CEDAPS – SPE e PSE (18 e 19 de agosto de 2009 em Brasília).
Setembro
- 11/09: Reunião para articulação do SPE e Escola de Todos (Cedaps); Vanessa passa a representar a ONG Promundo no GGE-RJ.
- 14/09: Videoconferencia sobre o Evento de Formação de Professores para Mobilização.
- 25/09: Reunião de Planejamento Encontro de Sensibilização de Gestores ereunião entre novos representantes da Atenção Básica da SESDEC/RJ (Renato Gloria, Fabiane Canellas,...) e SEEDUC/RJ (Rodrigo Zani) sobre o papel do estado na implementação do PSE e do SPE.
-Lançamento da Rede Jovens Vivendo RJ (RNP-RJ) composta por 20 jovens.
Outubro
- 6/10:Videoconferência de preparação para os Seminários de Formação para a Mobilização do Dia Mundial de Prevenção a Aids.
- 13, 19 e 26/10: Reuniões
- 21/10: Visita ao Colégio Estadual Walter Orlandini (São Gonçalo/RJ) e Colégio Estadual Visconde de Itaboraí (Itaboraí/RJ). Programado seminário em dezembro com alunos, professores e comunidade sobre diversidades. Desenvolve ações do SPE e do EdT.
- 27/10: Encontro de Formação de Professores para a Mobilização de Jovens para a Prevenção das DST/AIDS – CNTE e MEC, no Rio de Janeiro. Aproximadamente 40 planejamentos digitados e enviados para os professores.
Novembro
- 10, 11 e 12/11: Encontro de Dirigentes Municipais de Educação da UNDIME-RJ.
- 17/11: Segundo Encontro de Gestores: Médio Paraíba, Bahia da Ilha Grande e Centro Sul (ou sul e sudoeste fluminene - Undime) e Cerimônia do Premio Escola no Colégio Estadual Walter Orlandini. O GGE-RJ foi representado por Cazu.
- 18/11: Terceiro Encontro de Gestores: região Serrana ou Litorânea.
Memória do GGE - 2008
Março
- Seminário “SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS: Diálogos Possíveis” - Brasília. A professora Cecília Souza representou a SEEDUC.
- Seminário “SAÚDE E PREVENÇÃO NAS ESCOLAS: Diálogos Possíveis” - Brasília. A professora Cecília Souza representou a SEEDUC.
Destaques:
1. O Decreto Federal 6.286 de 05/12/2007 institui o Programa Saúde nas Escolas – PSE, que integra o pacote de ações do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE (em consonância com a Política Nacional de Saúde - Ministério da Saúde), onde o Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas – SPE se insere, sob a coordenação da Secretaria de Educação Básica – SEB/MEC, trabalhando junto com a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade – SECAD/MEC, que coordena o PSE.
2. Há um indicativo para que 109 municípios, com mais de 200.000 habitantes, e baixo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, juntamente com as 27 capitais, invistam na integração e na intersetorialidade em prol do desenvolvimento das ações do SPE.
3. O SPE é uma parceria entre Ministério da Saúde, Ministério da Educação, UNICEF e UNESCO. Ele articula governo e organizações da sociedade civil para a promoção de ações integradas entre saúde e educação.
RESPONSABILIDADES
Grupo Gestor Federal
· Coordenar o Projeto SPE no âmbito federal;
· Apoiar a constituição dos grupos gestores estaduais;
· Favorecer a articulação entre o nível estadual e os níveis municipais;
· Assegurar a consolidação dos eixos de formação nas temáticas prioritárias para implantação e implementação do Projeto;
· Formular indicadores para subsidiar o monitoramento e avaliação das ações;
· Produzir, reproduzir, referenciar e distribuir material de consulta, em articulação com os níveis estaduais e municipais;
· Realizar supervisão, monitoramento e avaliação de todo o processo de implantação, implementação e desenvolvimento do SPE articulado com os demais níveis;
· Promover articulações em rede.
Grupo Gestor Estadual
· Coordenar o Projeto SPE no âmbito do estado, promovendo o fomento à adesão dos municípios e realizando o acompanhamento da implantação do projeto em cada localidade;
· Apoiar a constituição dos grupos gestores municipais;
· Viabilizar a constituição e a qualificação de mediadores locais e regionais, em parceria com as IES, nas temáticas do SPE para subsidiar as equipes escolares e de saúde no desenvolvimento das ações;
· Produzir, reproduzir, referenciar e distribuir materiais de referência, em articulação com os níveis federal e municipal;
· Participar no desenvolvimento de estratégias de supervisão, monitoramento e avaliação.
Grupo Gestor Municipal
· Realizar análise situacional;
· Elaborar Plano de Ação;
· Realizar eventos de troca de experiências;
· Avaliar e monitorar de forma sistemática o Projeto.
Em maio aconteceu uma reunião extraordinária convocada pelo Grupo de Trabalho Federal, visando esclarecimentos sobre a continuidade do SPE sob a coordenação do MEC e com a inserção dos 11 municípios do estado que integrarão o PSE – Projeto Saúde na Escola.
O SPE pontuará, além das questões já trabalhadas, eixos da Política Nacional de Promoção da Saúde numa lógica ampliada– alimentação saudável, atividades físicas, prevenção ao uso do tabaco, prevenção ao álcool, drogas e acidentes.
Junho
- III Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Aconteceu antes a pré-Mostra: 22/06/08 - Reunião com representantes de todos os Grupos Gestores Estaduais do SPE indicados anteriormente; 23/06/08 - Reunião com representantes dos Grupos Gestores do SPE sobre o Sistema de Monitoramento do SPE; 23/06/08 - Oficina de Formação de Multiplicadores na Mobilização de Jovens para Prevenção da Infecção pelo HIV (KIT).
- III Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas. Aconteceu antes a pré-Mostra: 22/06/08 - Reunião com representantes de todos os Grupos Gestores Estaduais do SPE indicados anteriormente; 23/06/08 - Reunião com representantes dos Grupos Gestores do SPE sobre o Sistema de Monitoramento do SPE; 23/06/08 - Oficina de Formação de Multiplicadores na Mobilização de Jovens para Prevenção da Infecção pelo HIV (KIT).
- Reuniões do CEDAPS com o GGM de Itaboraí - planejamento e realização da I Oficina para adolescentes e jovens com o tema: sensibilizando e aprendendo sobre prevenção em DSTs/Aids. Foco em: sexualidade, gravidez na adolescência e prevenção
- Oficina: 21 de Agosto - Colégio Estadual Visconde de Itaboraí – CEVI.Participaram 38 adolescentes de 04 escolas da região. A oficina foi planejada e realizada com a participação de 3 jovens ativistas com objetivo de fortalecer a educação entre pares e o participação juvenil.
- O CEDAPS elaborou uma proposta pedagógica da série “Saúde e educação” do programa “Salto para o Futuro”, realizado pela TV Escola/Ministério da Educação e produzido pela TV Brasil. Foram convidados alguns profissionais de educação e jovens ativistas do PSPE em alguns programas trazendo a experiência prática para a discussão com outros profissionais e com o telespectador.Participantes: Mauro Lima-jovem ativista e integrante do GGE/RJ; Tomie Kavakami - Coordenadora do C.E. Pandiá Calógeras e integrante do GGM de São Gonçalo; Alan da Gama jovem ativista e representante do Grêmio estudantil do C.E. Leopoldina da Silveira e a Eliane Arruda – Diretora do C.E. Visconde de Itaboraí.
- Encontro do GGE e GGMs do RJ, dia 27/08 na REMEC/RJ. A reunião contou com a representação dos Programas de DST/Aids e da Saúde do Adolescente e Jovem, das Coordenadorias Regionais e das Secretarias Municipais de Educação e jovens e adolescentes do ensino médio. Objetivo dar continuidade a uma discussão iniciada na III Mostra Nacional do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas sobre a disponibilização e implementação do Kit de Mobilização de Adolescentes e Jovens do Ensino Médio para a Prevenção do HIV/Aids.
Memória do GGE - 2007
Em 2007, além das reuniões mensais e acompanhamento das ações, foi realizada em outubro a II REUNIÃO SEMESTRAL DO PSPE.
O objetivo foi reunir os representantes de cada pólo regional e grupo gestor municipal para apresentar ações, discutir novas estratégias, refletir sobre o papel do pólo, fortalecer a criação dos GGMs e planejar novas ações.
O CEDAPS contribuiu para a discussão, levantamento de recursos e parcerias e planejamento do trabalho, através de dinâmicas, elaboração de um mapa social e da matriz coletiva.
Em novembro aconteceu a II Formação Continuada de Jovens Ativistas do SPE/RJ que teve aproximadamente 56 jovens e 28 profissionais de saúde e educação. O encontro teve como objetivos:
- Esclarecer dúvidas quanto às competências de um jovem ativistas do SPE /RJ;
- Rever conceitos relacionados às temáticas trabalhadas no SPE/RJ;
- Promover a troca de saberes e de experiências exitosas.
O encontro contou com a mostra de trabalhos desenvolvidos pelos jovens em seus municípios, oficinas sobre sexualidade, DST/HIV/Aids, vulnerabilidades, direitos sexuais e reprodutivos, paternidade responsável, diversidade, drogas e prevenção positiva, além de dinâmicas organizadas pelos próprios jovens.
Aproveitando esse espaço de troca e aprendizagem com jovens, o CEDAPS apresentou o jogo Caleidoscópio Escola de Todos – que aborda os temas: ser adolescente, saúde, inclusão, diversidade, participação, direitos.
Memória do GGE - 2006
Em 2006 o GGE era composto por: SEDESC/RJ, SEEDUC/RJ, CEDAPS, CEDUS, UNESCO/RJ, UNDIME, Representantes de Pólos, FBB (Federação de Bandeirantes do Brasil), CAM e ASAJ.
Em outubro foi realizada pelo GTF a Formação de Jovens Ativistas da região sudeste. O CEDAPS (Centro de Promoção da Saúde) representou o GGE acompanhando 9 jovens do RJ na cidade de Belo Horizonte. O curso teve duração de 40 horas.
Esse encontro deu continuidade às atividades desenvolvidas no âmbito do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE), juntamente com os Grupos Gestores Estaduais e os/as jovens que participaram do Curso de Formação em Brasília/DF (29/08 a 01/09) utilizando o Guia de Formação do/a Jovem - material elaborado especificamente para adolescentes e jovens, com o objetivo de auxiliar nas reflexões sobre as temáticas de Saúde e Prevenção.
O objetivo da formação é que os jovens se tornem formadores/as locais, trabalhando as temáticas do SPE e, conseqüentemente, fortalecendo o SPE nos estados, tanto institucionalmente quando na ação nas escolas, a partir da metodologia de educação entre pares.
Os jovens participaram das oficinas sobre prevenção DST/Aids, identidade, relações de gênero, sexualidade, saúde sexual e saúde reprodutiva entre outras. Também elaboraram um plano de ação para ser desenvolvido em cada estado.
Em novembro o GGE, coordenado pela SEEDUC, organizou o I Encontro Estadual do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas do Rio de Janeiro. O encontro aconteceu em Nogueira e contou com representante dos Pólos do SPE e jovens ativistas que trocaram experiências e informações, fizeram levantamento das atividades desenvolvidas pelos Pólos e planejamento de ações. O CEDAPS realizou a oficina de planejamento de matriz de plano de ação coletiva a partir da metodologia Construção Compartilhada com os participantes divididos por pólos. (Objetivo: Enfatizar e mostrar o potencial na parceria com o PSPE, sua interface com as áreas da Saúde e da Educação ; Mostrar o que vem acontecendo pelo Brasil afora com o PSPE – suas facilidades e dificuldades, trocar experiências ; Importância da relação profissional de saúde e educação).
Assinar:
Postagens (Atom)