terça-feira, 21 de agosto de 2012

SPE em Mangaratiba - Reflexão e Ação


O I Encontro de Saúde e Prevenção nas Escolas em Mangaratiba - Um momento de reflexão e ação, aconteceu no dia 13 de julho no Salão Reserva do Sahy. Seu objetivo foi apresentar o projeto para profissionais de saúde, profissionais de educação, alunos e conselho escolar. Contou com a presença de 74 participantes.


O encontro teve sua abertura com a fala do Secretário de Saúde reforçando a importância da articulação Saúde e Educação para falar sobre prevenção das DST-HIV-AIDS no espaço escolar. Apoiou a iniciativa e se comprometeu a fortalecer as parcerias.

A Subsecretária de Educação também estava presente e afirmou que é de suma importância construir um espaço de diálogo e confiança com os adolescentes, pois é "através dessa relação que poderemos conhecer a sua realidade e propor ações que realmente tenham resultados positivos".

O encontro iniciou com a apresentação do projeto pela Consultora do SPE, Geisa Ferreira, que abordou a importância da parceria para concretização efetiva do projeto e também a participação do adolescente no planejamento e realização das ações. Foram apresentados ainda os temas do SPE, que não devem se restringir apenas a prevenção de DST-HIV-AIDS, como a participação juvenil, raça e etnia, homofobia, violência, relação de gênero, drogas entre outros.

Em seguida, Denise Castelhano apresentou os dados epidemiológicos da região.
Maria Cecília, da Secretaria Municipal de Educação iniciou a programação contando sobre sua participação, e dos demais membros do GGM, na Oficina de Planejamento oferecida pelo GGE em maio deste ano. Contou que iniciaram a parceria no próprio dia do evento, enviaram uma proposta de projeto para as Secretarias e começaram as reuniões para o planejamento das ações. Com isso o GGM se constituiu e está representado por:

- Ana Carolina Pacheco (Técnica da ASAJ - SMS)
- Denise Castelhano (Coordenadora de DST/AIDS - SMS)
- Iris Almeida (Coordenadora PAIMSCA - SMS)
- Lindalva Guerra (Educação Permanente em Saúde - SMS)
- Maria Cecília Pestana (Coordenadora de Projetos – SME)
- Renata Flávia Cravo (Coordenação de Saúde, Sexualidade e Drogas – SME)
- Rosânia Farias dos Santos (Gerência de Educação Permanente em Saúde)
- Silene Pereira Varello (DST-AIDS SMS)



O segundo momento do encontro foi um trabalho em grupo, utilizando uma metodologia participativa para realizar o planejamento. Profissionais da Estratégia de Saúde da Família e Profissionais de Educação fizeram um diagnóstico por distrito para conhecer as ações que estão realizando e propor uma prática coletiva. O objetivo do diagnóstico regional é estimular a criação de grupos articuladores na escola, com professores, profissionais de saúde e adolescentes.



Além dessa articulação presencial o grupo construiu dois espaços de comunicação em rede através do facebook e de um blog (www.facebook.com/ggm.mangaratiba e http://ggmmangaratiba.seublog.net/).

O GGE disponibilizou 30 Diretrizes do SPE para nortear o trabalho em grupo e que depois foram distribuídos para as unidades escolares participantes.

O GGE reconhece essa ação como uma iniciativa muito importante para a implementação do projeto. O GGM instituído com o envolvimento efetivo das duas secretarias viabiliza as ações e a continuidade do trabalho.

PARABÉNS MANGARATIBA!

Nenhum comentário:

Postar um comentário