terça-feira, 31 de julho de 2012

Mais de 500 educadores(as) são sensibilizados(as) sobre diversidade sexual e de gênero no Rio

UFRJ realiza cursos de extensão e oficinas para profissionais de educação no Rio e em Niterói

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, através do Projeto Diversidade Sexual na Escola, vêm desenvolvendo uma série de atividades de sensibilização e formação para profissionais de educação, no Rio, em Niterói e na Região Metropolitana. Só no primeiro semestre de 2012, 520 educadores/as já participaram de oficinas de sensibilização sobre diversidade, gênero e sexualidade. As atividades atingiram especialmente diretores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e profissionais de coordenadorias e secretarias de educação.

Além das oficinas, no dia 17 de maio - coincidentemente Dia Internacional de Combate à Homofobia - foi realizada a aula inaugural do curso de extensão Diversidade na Escola. Hoje três turmas estão em funcionamento - uma no centro, uma na zona oeste do Rio e outra em Niterói - atendendo a cerca de 120 profissionais de educação. Durante o curso, educadores e educadoras podem discutir sobre como lidar com as diferenças e como enfrentar preconceitos e violências na escola.

Ao final de cada módulo, eles/as são incentivados/as a desenvolverem, nas suas escolas, atividades pedagógicas que levem a discussão sobre diversidade para a sala de aula. As atividades vão desde uma aula, o debate de um filme ou de um livro, até eventos que envolvem toda a comunidade escolar. Alguns profissionais preferem investir em ações de sensibilização, em que podem multiplicar os conhecimentos construídos no curso, refletindo junto com seus/suas colegas de equipe sobre os desafios e possibilidades que essas questões trazem. Outros/as educadores/as vêm propondo mudanças no trabalho pedagógico cotidiano, que superem práticas discriminatórias.

As ações desenvolvidas pelo Projeto Diversidade Sexual na Escola no município do Rio são possíveis, em grande parte, graças a uma parceria estabelecida entre a UFRJ e a Prefeitura do Rio. Na parceria com a Secretaria de Educação, além da discussão sobre gênero e sexualidade, foram incluídos outros temas como racismo, cultura e juventude.

Saiba mais sobre o projeto em:

www.pr5.ufrj.br/diversidade

Mais informações: (21) 2598-9622 ou diversidade@.ufrj.br

Pró-Reitoria de Extensão

Universidade Federal do Rio de Janeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário