segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ações de Prevenção nas Escolas em Piraí

O município de Piraí desenvolveu em 2011 pesquisas sobre o comportamento sexual e reprodutivo dos jovens através do projeto UCA (Um Computador por Aluno). A finalidade foi diagnosticar as práticas dessa população e principalmente fornecer informações que possam subsidiar políticas de saúde preventiva de DST/Aids e hepatites virais. O questionário intitulou-se “Fala aí” aplicado de forma on line, buscando gerar um diagnóstico situacional e foi aplicado em 8 escolas municipais do 2º segmento do 6º ao 9º ano.

Foi avaliado quais eram as questões mais levantadas e contratou-se um grupo de teatro com a peça “Quatro no Ato” para levar mais informações através da arte. Depois da peça os profissionais de educação e saúde, junto com os adolescentes , fizeram uma roda de conversa para responder as dúvidas que os adolescentes colocavam por escrito. A idéia foi um clima de troca e aprendizagem em um formato de “programa de auditório” bem descontraído.

As perguntas foram consolidadas e vão gerar uma cartilha municipal para ser disponibilizada para os adolescentes, pais e comunidade de uma maneira geral, pois o objetivo é mostrar as dúvidas mais freqüentes e ser uma geradora de diálogo e aprendizagem coletiva. Sendo assim poderá aportar outras atividades desenvolvidas no município.

Piraí mais uma vez se destaca na discussão da sexualidade, pois é o primeiro município que temos informação sobre essa abordagem para todos. A questão da diversidade foi priorizada com o trabalho feito com um grupo de alunos do grupo de inclusão (grupo de surdos, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, idosos, etc) com apoio da coordenadora do projeto Ednéia , que vem rompendo barreiras na área e batalhando para que essa discussão chegue a todos de maneira igual. Esse trabalho é realizado com apoio de uma intérprete de libras que é contratada pela prefeitura.

Todas essas ações foram contempladas com o recurso do PAM e através de parcerias com o Programa de Saúde da Família, Secretaria Municipal de Educação em particular com a Coordenadora de Planejamento, Sra. Claudia e o Coordenador de Ciências Sr. Mauricio, do Programa Piraí Digital através do Sr. Marcio. Vale ressaltar que o Programa de Saúde da Família esteve presente em todas as etapas do trabalho desde o planejamento até a realização das ações nas escolas.

Nesse processo foi observado a importante relação entre saúde e educação, pois os profissionais de saúde têm o conhecimento técnico, mas muitas vezes falta didática para passar o conhecimento, e os profissionais de educação têm a didática mas falta um suporte teórico para passar a informação. Os encontros possibilitaram a avaliação da importância de fazer um trabalho focal, com um grupo menor de participantes para poder aprofundar as questões e esclarecer as dúvidas.

O planejamento do PAM para 2012 dará continuidade as ações de prevenção na escola apoiando os profissionais do município que já estão nessa discussão com participação em congressos, cursos, formações e oferecendo material educativo. Nesse processo de formação nas escolas a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais de Piraí já disponibilizou 21 manuais do Saúde e Prevenção nas Escolas – Guia de Formação de Profissionais de Saúde e Educação e 5 para a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Coordenadora Erica, “esse trabalho só é possível de se realizar graças à sensibilidade das Secretarias Municipais de Saúde e Educação para investir nessas ações”. Além do trabalho de prevenção nas escolas o Programa em parceria com PSF atende a diversos grupos como: população de maior vulnerabilidade, funcionários fabris, profissionais de saúde, doadores de sangues, etc.

Durante a visita da Coordenadora Erica ao GGE-RJ foi disponibilizado ao município o material educativo sobre a inclusão do projeto Escola de Todos (Cedaps). Esse material consta um guia, um jogo e um cd que serão entregues a SME e a SMS de Piraí. O objetivo é fortalecer as ações locais relacionadas a inclusão com aporte de material educativo e iniciar uma parceria técnica com outras instituições.


Nenhum comentário:

Postar um comentário