quarta-feira, 12 de outubro de 2011

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Séries Infantis Marcos Ribeiro

Marcos Ribeiro é professor, palestrante e consultor pontual em Educação Sexual para algumas das mais importantes instituições do país: Fundação Roberto Marinho, Unesco, Bayer Schering Pharma, Canal Futura e Ministério da Saúde. Para o Ministério da Educação, foi parecerista dos Parâmetros Curriculares Nacionais (tema transversal Orientação Sexual), do primeiro segmento.

Seu site apresenta os livros 'Mamãe, como eu nasci?' e 'Menino brinca de boneca?'. Acesse: http://modernaliteratura.com.br/infantismarcosribeiro/

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Ações de Prevenção nas Escolas em Piraí

O município de Piraí desenvolveu em 2011 pesquisas sobre o comportamento sexual e reprodutivo dos jovens através do projeto UCA (Um Computador por Aluno). A finalidade foi diagnosticar as práticas dessa população e principalmente fornecer informações que possam subsidiar políticas de saúde preventiva de DST/Aids e hepatites virais. O questionário intitulou-se “Fala aí” aplicado de forma on line, buscando gerar um diagnóstico situacional e foi aplicado em 8 escolas municipais do 2º segmento do 6º ao 9º ano.

Foi avaliado quais eram as questões mais levantadas e contratou-se um grupo de teatro com a peça “Quatro no Ato” para levar mais informações através da arte. Depois da peça os profissionais de educação e saúde, junto com os adolescentes , fizeram uma roda de conversa para responder as dúvidas que os adolescentes colocavam por escrito. A idéia foi um clima de troca e aprendizagem em um formato de “programa de auditório” bem descontraído.

As perguntas foram consolidadas e vão gerar uma cartilha municipal para ser disponibilizada para os adolescentes, pais e comunidade de uma maneira geral, pois o objetivo é mostrar as dúvidas mais freqüentes e ser uma geradora de diálogo e aprendizagem coletiva. Sendo assim poderá aportar outras atividades desenvolvidas no município.

Piraí mais uma vez se destaca na discussão da sexualidade, pois é o primeiro município que temos informação sobre essa abordagem para todos. A questão da diversidade foi priorizada com o trabalho feito com um grupo de alunos do grupo de inclusão (grupo de surdos, pessoas com deficiência física e/ou intelectual, idosos, etc) com apoio da coordenadora do projeto Ednéia , que vem rompendo barreiras na área e batalhando para que essa discussão chegue a todos de maneira igual. Esse trabalho é realizado com apoio de uma intérprete de libras que é contratada pela prefeitura.

Todas essas ações foram contempladas com o recurso do PAM e através de parcerias com o Programa de Saúde da Família, Secretaria Municipal de Educação em particular com a Coordenadora de Planejamento, Sra. Claudia e o Coordenador de Ciências Sr. Mauricio, do Programa Piraí Digital através do Sr. Marcio. Vale ressaltar que o Programa de Saúde da Família esteve presente em todas as etapas do trabalho desde o planejamento até a realização das ações nas escolas.

Nesse processo foi observado a importante relação entre saúde e educação, pois os profissionais de saúde têm o conhecimento técnico, mas muitas vezes falta didática para passar o conhecimento, e os profissionais de educação têm a didática mas falta um suporte teórico para passar a informação. Os encontros possibilitaram a avaliação da importância de fazer um trabalho focal, com um grupo menor de participantes para poder aprofundar as questões e esclarecer as dúvidas.

O planejamento do PAM para 2012 dará continuidade as ações de prevenção na escola apoiando os profissionais do município que já estão nessa discussão com participação em congressos, cursos, formações e oferecendo material educativo. Nesse processo de formação nas escolas a Coordenação de DST/Aids e Hepatites Virais de Piraí já disponibilizou 21 manuais do Saúde e Prevenção nas Escolas – Guia de Formação de Profissionais de Saúde e Educação e 5 para a Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a Coordenadora Erica, “esse trabalho só é possível de se realizar graças à sensibilidade das Secretarias Municipais de Saúde e Educação para investir nessas ações”. Além do trabalho de prevenção nas escolas o Programa em parceria com PSF atende a diversos grupos como: população de maior vulnerabilidade, funcionários fabris, profissionais de saúde, doadores de sangues, etc.

Durante a visita da Coordenadora Erica ao GGE-RJ foi disponibilizado ao município o material educativo sobre a inclusão do projeto Escola de Todos (Cedaps). Esse material consta um guia, um jogo e um cd que serão entregues a SME e a SMS de Piraí. O objetivo é fortalecer as ações locais relacionadas a inclusão com aporte de material educativo e iniciar uma parceria técnica com outras instituições.


quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos de Itaboraí apresentam seu planejamento SPE

Alunos que participaram da MobilizAÇÃO Jovem no RJ em 14 de abril enviaram o planejamento de suas ações. As escolas envolvidas são: Escola Municipal Gastão Dias,  Guilherme de Miranda Saraiva, Profª. Marly Cid Almeida de Abreu e Antônio Alves Viana.

Eles iniciarão com uma conversa com a Direção, apresentação do projeto para comunidade escolar e levantamento das dúvidas e curiosidades das turmas.
Objetivo é propiciar a troca de informações visando à conscientização sobre DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência e dependência química (drogas). Utilizarão a dramatização, vídeos com animação, dinâmicas, jogos e músicas.
Já as escolas Luzia Gomes de Oliveira e Cecília Augusta dos Santos farão a comunicação com a equipe diretiva e professores, planejamento e divulgação das oficinas nas salas de aula e solicitarão material informativo adequado às oficinas à Secretaria Municipal de Saúde. Os temas que serão trabalhados: Direitos Humanos e Cidadania e drogas, gravidez na adolescência, Gêneros e direitos sexuais e reprodutivos e Prevenção às DST/AIS/HIV.
As escolas terão suporte pedagógico da Divisão de Educação em Saúde, que atuará diretamente com o profissional que acompanhou os alunos, ajudando a articular parcerias e sendo solicitada, trabalhará diretamente com os discentes>

Curso sobre crack e outras drogas

Curso para gestores e profissionais que atuam na atenção a pessoas com o crack e outras drogas.
Estão abertas as inscrições para os Cursos de Extensão (Gratuitos) a
serem realizados em 2011 pelo Programa de Estudos e Assistência ao Uso
Indevido de Drogas - PROJAD, do Instituto de Psiquiatria- IPUB da
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Centro de Referência da
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

INFORMAÇÕES: projadcursos@ipub.ufrj.br - (21) 3873-5517
INSCRIÇÃO SELEÇÃO PREFERENCIALMENTE POR E-MAIL: 20/05 à 29/05/2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

MobilizAÇÃO Jovem do SPE - Região do Médio Paraíba - Maio de 2011

O GGE-RJ/SPE realizou nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2011 sua MobilizAÇÃO Jovem na Região do Médio Paraíba no município de Volta Redonda.

Os seguintes municípios estiveram representados: Angra dos Reis, Resende, Barra Mansa, Paraty, Volta Redonda, Mangaratiba, Piraí, Porto Real e Rio Claro, com a presença de 70 jovens alunos da rede pública de ensino e professores responsáveis.







Os jovens participaram das seguintes oficinas:

1 - Diversidade Sexual (homofobia, direitos, identidade)
2 - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (gravidez na adolescência)
3 - Gênero (papéis sociais, negociação, relações de gêneros)
4 - Prevenção (DST/Aids, Hepatites)
5 - Drogas e Violência (políticas públicas, redução de danos)
6 - Direitos Humanos e Cidadania (raça, etnia, estigma, discriminação)

Ao final do evento os participantes formaram grupos, divididos por municípios, e iniciaram planejamento para execução de ações ligadas ao SPE em suas escolas. Os grupos apresentaram seus trabalhos para todos.