segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Inscrições abertas! Curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids

Errata encaminhada pela Coordenação do Programa Saúde na Escola, Ministério da Educação:
"Em atenção ao Ofício nº 234/2012/SEB/DICEI/MEC sobre o curso "Juventudes, sexualidade e Prevenção das DST/Aids de Educação a Distância (EaD)" solicitamos observar a errata do sitio de acesso para as inscrições. A orientação mais apropriada é que os profissionais da educação e das Equipes de Saúde da Família que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) e manifestem interesse no referido curso procurem a direção da escola em que atuam e solicitem sua pré-inscrição. Informamos ainda, que em tempo, todas as orientações relativas ao curso serão disponibilizadas para as escolas. Favor desconsiderar o seguinte parágrafo:"Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC, que pode ser acessado em www.pdeescola.mec.gov.br. As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas)." Mais uma vez nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e pedimos cordiais desculpas pelo erro no sitio de acesso."

O Ministério da Educação em parceria com a UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura e participação do Ministério da Saúde, desenvolveram o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade de educação a distância (EaD). Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.

O curso embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia- da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito módulos, a saber:

1 - Apresentação e contextualização do curso
2 - Adolescências, juventudes e direitos
3 - Sexualidade, gêneros e diversidade
4 - Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 - Álcool e outras drogas
6 - Promoção da saúde
7 - Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 - Traduzindo em práticas

Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC,que pode ser acessado em: www.pdeescola.mec.gov.br. As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).

Este curso favorece o alcance do papel social da escola de propiciar o encontro das diversidades humanas. Uma escola de todos é uma escola comprometida com os princípios e ações de inclusão e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Com estas premissas este curso foi construído. A parceria entre UNESCO, SERPRO, Ministério da Educação e Ministério da Saúde foi fundamental para que pudéssemos garantir a construção e a disponibilização de conteúdos e práticas relacionados a juventudes e a saúde sexual e reprodutiva para profissionais de educação e de saúde.

15 comentários:

  1. Sou presidente do conselho de saúde Lagoa Seca gostaria de fazer este curso, para atuar junto aos profissionais, como me inscrever?
    Vera Lucia Costa da Silva
    Lagoa Seca

    ResponderExcluir
  2. lucia.vera.c@hotmail.com
    Vera Lucia Costa da Silva

    ResponderExcluir
  3. esse link de acesso ao curso está dando erro

    ResponderExcluir
  4. Sou professora, gostaria de fazer o curso mas o link não dá acesso a nenhum curso desse tipo. Como fazer a inscrição?
    Irene;irenebar@ig.com.br

    ResponderExcluir
  5. ESTOU TENTANDO HA DOIS DIAS FAZER A INSCRIÇAO POREM O LINK ANUNCIADO WWW.PDESCOLA.MEC.GOV.BR, NAO ABRE, TEM ALGUM OUTRO CANAL PARA QUE POSSA SER FEITA A INSCRIÇAO?. SOU PROFESSORA DA REDE PUBLICA, TRABSALHO COM ADOLESCENTES E TENHO MUITO INTERESSE NO CURSO.
    ANA GOMES

    ResponderExcluir
  6. ESTOU TENTANDO ACESSAR A FICHA DE INSCRIÇÃO DO CURSO E NÃO ESTOU CONSEGUINDO.SOU PRESIDENTE DO CONSELHO ESCOLAR E GOSTARIA DE COMPARTILHAR DESSA EXPERIÊNCIA.
    SOCORRO CASTRO

    ResponderExcluir
  7. Bom dia. Ainda não consegui fazer minha inscrição do curso e gostaria de saber se alguém descobriu um outro link de acesso, pois o que nos foi iformado não abre de jeito nenhum. Mara Moreira.

    ResponderExcluir
  8. Não consigo me inscrever! Gostaria q mais informações fossem enviadas aos municípios.

    Grata!

    Lourivania

    ResponderExcluir
  9. também não consigo acessar

    ResponderExcluir
  10. nao consigo inscrever-nos, não abre a ficha de inscrição para a nossa escola.
    grata!
    Aurea

    ResponderExcluir
  11. FIQUEI DECEPCIONADA. COMO PODEM DIVULGAR UM CURSO NAS ESCOLAS, NO PC E NINGUEM COPNSEGUIR FAZER INSCRIÇAO OU MESMO SABER SOBRE O REFERIDO CURSO. UM ORGAO TAO COMPETENTE. ESTOU INDIGNADA.
    aNA

    ResponderExcluir
  12. Prezados,
    Recebemos novas orientações, segundo o MEC: "A orientação mais apropriada é que os profissionais da educação e das Equipes de Saúde da Família que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) e manifestem interesse no referido curso procurem a direção da escola em que atuam e solicitem sua pré-inscrição."
    Favor desconsiderar a inscrição pelo site. Pedimos desculpas pelos transtornos, mas divulgamos conforme nos foi orientado.
    Atenciosamente,
    GGE-RJ/SPE

    ResponderExcluir
  13. Sou membro do GGM de Presidente Prudente por isso preciso estabeler contato com vocês!
    Procurem o face de Delza Macedo.
    Obrigada

    ResponderExcluir