terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Palestra: Gênero e mídia: o problema dos estereótipos

Inscrições abertas! Curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids

Errata encaminhada pela Coordenação do Programa Saúde na Escola, Ministério da Educação:
"Em atenção ao Ofício nº 234/2012/SEB/DICEI/MEC sobre o curso "Juventudes, sexualidade e Prevenção das DST/Aids de Educação a Distância (EaD)" solicitamos observar a errata do sitio de acesso para as inscrições. A orientação mais apropriada é que os profissionais da educação e das Equipes de Saúde da Família que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE) e manifestem interesse no referido curso procurem a direção da escola em que atuam e solicitem sua pré-inscrição. Informamos ainda, que em tempo, todas as orientações relativas ao curso serão disponibilizadas para as escolas. Favor desconsiderar o seguinte parágrafo:"Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC, que pode ser acessado em www.pdeescola.mec.gov.br. As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas)." Mais uma vez nos colocamos a disposição para quaisquer esclarecimentos e pedimos cordiais desculpas pelo erro no sitio de acesso."

O Ministério da Educação em parceria com a UNESCO – Agência das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura e participação do Ministério da Saúde, desenvolveram o curso Juventudes, Sexualidade e Prevenção das DST/Aids – na modalidade de educação a distância (EaD). Este curso construído ao longo dos últimos três anos, entre as instituições, está sendo ofertado pelo Ministério da Educação, por meio do Catálogo de Cursos do MEC, prioritariamente para todos os profissionais de Educação do país interessados nos temas dos direitos sexuais e reprodutivos de adolescentes e jovens, bem como da prevenção do uso de álcool e outras drogas.

O curso embora esteja focado na prática e na atuação dos profissionais de educação no dia-a-dia- da escola, em especial nas situações de gravidez na adolescência e na prevenção de Doenças Sexualmente Transmissíveis e no uso de álcool e outras drogas, é recomendado também para profissionais integrantes do Conselho Escolar e profissionais integrantes do Conselho de Educação em Direitos Humanos e os profissionais de saúde que atuam no Programa Saúde na Escola (PSE). O curso está dividido em oito módulos, a saber:

1 - Apresentação e contextualização do curso
2 - Adolescências, juventudes e direitos
3 - Sexualidade, gêneros e diversidade
4 - Saúde sexual e saúde reprodutiva de adolescentes e jovens
5 - Álcool e outras drogas
6 - Promoção da saúde
7 - Saúde e Prevenção nas Escolas (SPE)
8 - Traduzindo em práticas

Os educadores poderão solicitar sua inscrição no link do PDE interativo do site do MEC,que pode ser acessado em: www.pdeescola.mec.gov.br. As inscrições encontram-se abertas. Os profissionais das Equipes de Saúde da Família que atuam pelo PSE nas escolas e desejarem realizar o curso devem procurar a direção da escola em que atuam e solicitar sua pré-inscrição (reserva social de vagas).

Este curso favorece o alcance do papel social da escola de propiciar o encontro das diversidades humanas. Uma escola de todos é uma escola comprometida com os princípios e ações de inclusão e desenvolvimento de adolescentes e jovens. Com estas premissas este curso foi construído. A parceria entre UNESCO, SERPRO, Ministério da Educação e Ministério da Saúde foi fundamental para que pudéssemos garantir a construção e a disponibilização de conteúdos e práticas relacionados a juventudes e a saúde sexual e reprodutiva para profissionais de educação e de saúde.

quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Atividades do GGE-RJ/SPE - 2012

Agenda das atividades do GGE-RJ/SPE programadas para 2012:

Oficina de atualização para os formadores do SPE

Público-alvo: membros do GGE-RJ/SPE e convidados
Data: 8 e 9 de fevereiro de 2012 (etapa 1), 28 e 29 de fevereiro de 2012 (etapa 2)

I Oficina de Planejamento Participativo
Regiões: Metropolitana 2, Médio Paraíba e Baía da Ilha Grande
Público-alvo: profissionais de saúde, profissionais de educação, jovens, membros de organizações da sociedade civil.
Data: 27, 28 e 29 de março de 2012

II Oficina de Planejamento Participativo
Regiões: Baixada Litorânea, Centro Sul
Público-alvo: profissionais de saúde, profissionais de educação, jovens, membros de organizações da sociedade civil.
Data: 29, 30 e 31 de maio de 2012


III Oficina de Planejamento Participativo
Regiões: Metropolitana 1, Serrana
Público-alvo: profissionais de saúde, profissionais de educação, jovens, membros de organizações da sociedade civil.
Data: 10, 11 e 12 de Julho de 2012

IV Oficina de Planejamento Participativo
Regiões: Norte Fluminense e Noroeste
Público-alvo: profissionais de saúde, profissionais de educação, jovens, membros de organizações da sociedade civil.
Data: 16, 17 e 18 de Outubro de 2012 (a confirmar)

III Mostra Estadual-RJ do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas
Público-alvo: profissionais de saúde, profissionais de educação, jovens, membros de organizações da sociedade civil e público em geral.
Data: 13 e 14 de novembro de 2012

Reuniões programadas do GGE-RJ/SPE: 24/1/2012, 7/2/2012, 6/3/2012, 10/04/2012

Além destas atividades, estão previstas formações para jovens e para escolas da rede pública estadual do Rio de Janeiro, em datas a serem divulgadas.

Vagas limitadas. Período e prazo de inscrição para as atividades ainda serão divulgados.