quinta-feira, 26 de maio de 2011

Alunos de Itaboraí apresentam seu planejamento SPE

Alunos que participaram da MobilizAÇÃO Jovem no RJ em 14 de abril enviaram o planejamento de suas ações. As escolas envolvidas são: Escola Municipal Gastão Dias,  Guilherme de Miranda Saraiva, Profª. Marly Cid Almeida de Abreu e Antônio Alves Viana.

Eles iniciarão com uma conversa com a Direção, apresentação do projeto para comunidade escolar e levantamento das dúvidas e curiosidades das turmas.
Objetivo é propiciar a troca de informações visando à conscientização sobre DST/HIV/AIDS, gravidez na adolescência e dependência química (drogas). Utilizarão a dramatização, vídeos com animação, dinâmicas, jogos e músicas.
Já as escolas Luzia Gomes de Oliveira e Cecília Augusta dos Santos farão a comunicação com a equipe diretiva e professores, planejamento e divulgação das oficinas nas salas de aula e solicitarão material informativo adequado às oficinas à Secretaria Municipal de Saúde. Os temas que serão trabalhados: Direitos Humanos e Cidadania e drogas, gravidez na adolescência, Gêneros e direitos sexuais e reprodutivos e Prevenção às DST/AIS/HIV.
As escolas terão suporte pedagógico da Divisão de Educação em Saúde, que atuará diretamente com o profissional que acompanhou os alunos, ajudando a articular parcerias e sendo solicitada, trabalhará diretamente com os discentes>

Curso sobre crack e outras drogas

Curso para gestores e profissionais que atuam na atenção a pessoas com o crack e outras drogas.
Estão abertas as inscrições para os Cursos de Extensão (Gratuitos) a
serem realizados em 2011 pelo Programa de Estudos e Assistência ao Uso
Indevido de Drogas - PROJAD, do Instituto de Psiquiatria- IPUB da
Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ, Centro de Referência da
Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - SENAD.

INFORMAÇÕES: projadcursos@ipub.ufrj.br - (21) 3873-5517
INSCRIÇÃO SELEÇÃO PREFERENCIALMENTE POR E-MAIL: 20/05 à 29/05/2011

quinta-feira, 12 de maio de 2011

MobilizAÇÃO Jovem do SPE - Região do Médio Paraíba - Maio de 2011

O GGE-RJ/SPE realizou nos dias 10, 11 e 12 de maio de 2011 sua MobilizAÇÃO Jovem na Região do Médio Paraíba no município de Volta Redonda.

Os seguintes municípios estiveram representados: Angra dos Reis, Resende, Barra Mansa, Paraty, Volta Redonda, Mangaratiba, Piraí, Porto Real e Rio Claro, com a presença de 70 jovens alunos da rede pública de ensino e professores responsáveis.







Os jovens participaram das seguintes oficinas:

1 - Diversidade Sexual (homofobia, direitos, identidade)
2 - Direitos Sexuais e Direitos Reprodutivos (gravidez na adolescência)
3 - Gênero (papéis sociais, negociação, relações de gêneros)
4 - Prevenção (DST/Aids, Hepatites)
5 - Drogas e Violência (políticas públicas, redução de danos)
6 - Direitos Humanos e Cidadania (raça, etnia, estigma, discriminação)

Ao final do evento os participantes formaram grupos, divididos por municípios, e iniciaram planejamento para execução de ações ligadas ao SPE em suas escolas. Os grupos apresentaram seus trabalhos para todos.