sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

Diversidade Sexual na Escola e Gravidez na Adolescência - Curso Gratuito

UFRJ oferece curso gratuito sobre Diversidade Sexual na Escola e Gravidez na Adolescência

O curso acontece na cidade de Itabóraí (RJ), aberto para profissionais da rede pública de todos os municípios da região.

INSCRIÇÕES ABERTAS

A Universidade Federal do Rio de Janeiro, em parceria com a Prefeitura de Itaboraí, abre novas vagas para o Curso de Formação Diversidade Sexual e Identidades de Gênero na Escola + Gravidez e Adolescência. As aulas acontecem em Itaboraí, mas podem se inscrever profissionais de educação de todas as redes públicas. Serão oferecidas 200 vagas, abertas para gestores/as, professores/as, técnicos/as, licenciandos/as que estejam atuando na escola e demais profissionais de educação que comprovem vínculo. Serão aceitas inscrições até o esgotamento das vagas. Portanto, inscreva-se logo.

Objetivo
O objetivo é empoderar profissionais da educação, em especial gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as e professores/as da educação básica, no que diz respeito ao tema, tornando-os sujeitos capazes de incidir politicamente nos seus contextos, contribuindo para a reorganização de práticas e diretrizes educacionais, tendo em vista o reconhecimento da diversidade sexual e o combate ao sexismo e à homofobia.

Público-alvo
Gestores/as, coordenadores/as pedagógicos/as, professores/as, licenciandos/as atuando em escolas e demais profissionais de instituições públicas de ensino.

Carga horária: 120h (80h presenciais e 40h não-presenciais)
Período: de 20 de março a 26 de junho de 2010
Horário: Sábados, das 9h às 17h, em Itaboraí
Vagas: 200
Serão emitidos certificados pela UFRJ aos cursistas que atingirem grau de aproveitamento suficiente.

Metodologia
O curso tem como orientação pedagógica a pedagogia crítica, partindo-se da realidade concreta dos profissionais para a reflexão crítica, a reconstrução do olhar e a mobilização para a ação transformadora. Trabalha oficinas práticas e aulas teóricas, onde se articularam dialeticamente conceitos desenvolvidos pela academia, a vivência dos movimentos sociais, as experiências concretas dos indivíduos e a realidade escolar trazida pelos profissionais da educação. Ao longo do curso os participantes terão de realizar atividades de pesquisa e de intervenção em suas escolas.

Conteúdo Programático
Módulo I - Gênero
Módulo II - Sexualidade e Diversidade
Módulo III - Violências
Módulo IV - Educação, Inclusão e Diversidade
Módulo V - Gravidez e Adolescência
Encerramento - Políticas Públicas

O Projeto Diversidade Sexual na Escola da UFRJ desenvolve, desde 2006, atividades de formação e sensibilização com profissionais de educação no estado do Rio de Janeiro. Entre elas, oficinas em escolas públicas, apresentações de teatro e exibições de curta-metragens para estudantes discutindo o tema, cursos de extensão em Diversidade Sexual e Identidades de Gênero, desenvolvimento de materiais de orientação a educadores e atividades de pesquisa e produção de conhecimento.

INSCRIÇÕES PELA PÁGINA:
www.papocabeca.me.ufrj.br/diversidade
Maiores informações: (21) 2598-1892 ou diversidadeppc@me.ufrj.br

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

SPE no Colégio Estadual Visconde de Itaboraí

O C.E. Visconde de Itaboraí realizou no dia 12 de dezembro, o Dia da Cidadania. Os alunos realizaram uma oficina, planejada por eles, sobre Saúde e Prevenção. Quatro adolescentes apresentaram para um grupo de aproximadamente 20 alunos um material que pesquisaram sobre as DST/HIVAids. Montaram também um mural com fotos de atividades relacionadas a prevenção. O grupo de multiplicadores já realizaram vários encontros com outras turmas e também já foram para a praça levar informação para toda a comunidade.

O Dia da Cidadania foi marcado também pela inauguração da sala, que na realidade é uma linda casa, de apoio pedagógico, onde há um espaço para os recursos que serão utilizados no trabalho com os alunos que possuam alguma deficiência.

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Arquivo para download - Diretrizes para implementação do Projeto SPE

O presente documento visa a nortear a implantação e a implementação do Projeto “Saúde e Prevenção nas Escolas” nos níveis federal, estadual e municipal, tendo como objetivo central a promoção da saúde sexual e da saúde reprodutiva, visando a reduzir a vulnerabilidade de adolescentes e jovens às doenças sexualmente transmissíveis (DST), à infecção pelo HIV, à aids e à gravidez não-planejada, por meio do desenvolvimento articulado de ações no âmbito das escolas e das unidades básicas de saúde.

Clique aqui para baixar o arquivo das diretrizes para implementação do Projeto Saúde e Prevenção nas Escolas.

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

Abertas inscrições para trabalhos no Congresso de prevenção das DST/aids e hepatites virais

O VIII Congresso Brasileiro de Prevenção das DST e Aids e o I Congresso Brasileiro das Hepatites Virais abrem nesta quarta-feira (20) as inscrições para apresentação de trabalhos. Os congressos serão realizados de 16 a 19 de junho de 2010, em Brasília (DF), com o tema Viver Direitos: Acesso, Equidade e Cidadania. O tema escolhido é uma proposta de mobilização coletiva e debate sobre os caminhos a serem traçados para que haja acesso universal e equitativo à prevenção da aids no Brasil. O prazo para envio de trabalhos encerra-se dia 14 de março. Pela primeira vez, será realizado no mesmo período o Congresso Brasileiro das Hepatites Virais. O resultado da seleção será divulgado no dia 20 de abril no site do congresso.

Os autores que enviarem seus resumos pela internet até o dia 17 de fevereiro poderão optar por receberem tutoria. O objetivo da tutoria é auxiliar os participantes na redação de resumos e sistematização de seus trabalhos, de acordo com as regras do congresso. A tutoria para redação de resumos é um processo completamente independente da avaliação dos trabalhos que serão apresentados no evento. Sua finalidade é proporcionar uma oportunidade de aprimoramento do resumo. A tutoria não garante a aprovação posterior do trabalho pela equipe de pareceristas e resumos enviados com essa finalidade não estarão automaticamente inscritos no Congresso. Após o recebimento das orientações, o autor deverá inscrever seu trabalho por meio do formulário de cadastro específico.

Envio de inscrições

Internet
Via formulário disponível no site www.aids.gov.br/congressoprev2010

Correspondência
Para o seguinte endereço:
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais – Ministério da Saúde
Unidade de Prevenção
SAF Sul, Trecho 02, Bl. F, Torre 1, Ed. Premium, andar Auditório, sala 2
CEP: 70070-600, Brasília/DF

Mais informações

Atendimento à imprensa
Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais
Tel: (61) 3306 7051/ 7033/ 7010/ 7016/ 9221-2546
Site: www.aids.gov.br
E-mail: imprensa@aids.gov.br